Estratégias de instrução para aprendizagem rápida e engajamento.
A Smart Flashcards reuniu os melhores conselhos de ensino de educadores e cientistas cognitivos de todo o mundo. Portanto, se você estiver usando nosso aplicativo de flashcard com seus alunos ou explorando novas técnicas de ensino para ajudá-los a dominar seus assuntos, damos as boas-vindas à nossa comunidade de educadores!
Repensando o processo de aprendizagem.
Nas últimas décadas, houve um forte movimento de afastamento da aprendizagem “de memorização”. Tente mencionar esta estratégia instrucional na sala do professor e você terá uma resposta quase alérgica:
“A aprendizagem mecânica é um processo robótico e ineficaz“, espirra um professor.
“É inadequado para as necessidades modernas de aprendizagem!” diz o outro.
Embora haja alguma verdade nessas preocupações, a realidade inevitável é que o exercício e a prática são uma atividade essencial de aprendizado nas salas de aula de hoje e do futuro.
Por quê?
Porque é assim que nossos cérebros são programados para lembrar de informações. Sabemos disso na Smart Flashcards porque é a ciência cognitiva que destaca o Brainscape, que comprovadamente ajuda os alunos a aprender DUAS VEZES mais rápido e eficientemente que os métodos de estudo tradicionais.
Isso não significa que os professores devam começar a usar camuflagens na escola e trocar o cordão da chave da classe pelo apito de um sargento. Em vez disso, o truque é misturar atividades construtivistas e behavioristas no formato certo.
Por exemplo: os exercícios de autoavaliação do aluno são fundamentais, tanto para aprender um assunto específico quanto para se tornar um melhor aprendiz ao longo da vida em geral, enquanto os questionários de múltipla escolha não são uma boa ferramenta de estudo. Só melhora a partir daí.
Essas dicas instrucionais são controversas
Apesar da forte ciência cognitiva apoiar princípios-chave como a repetição espaçada, alguns educadores ainda se recusam a aceitar as novas pesquisas, como o fato comprovado de que “estilos de aprendizagem” não funcionam. Está certo. Eles são um MITO.
A conclusão é que alguns assuntos são melhor aprendidos de uma certa maneira, quer os alunos prefiram ou não.
Claro, assistir a um vídeo em sala de aula é uma maneira mais divertida de “aprender” matemática. Mas você aprende melhor matemática fazendo as somas, equações e teoremas você mesmo. E você realmente domina matemática através da prática e repetição dessas somas, equações e teoremas. É só que alguns alunos preferem a abordagem mais preguiçosa porque dá menos trabalho.
Para o verdadeiro estilo de aprendizado holístico que funciona para a aquisição de conhecimento de domínio, confira nosso guia de educadores para dobrar a retenção de conhecimento dos alunos.
Equilibrando a instrução eficaz com o envolvimento do aluno
Encontrar o equilíbrio certo entre estratégias de ensino envolventes e eficazes requer muita destreza e agilidade. Na verdade, é um dos desafios mais importantes enfrentados pelo educador moderno.
O uso de jogos educativos, por exemplo, pode ser uma ótima maneira de envolver os alunos que não têm motivação intrínseca suficiente. Pelo menos no início. Com o tempo, no entanto, os jogos educativos podem comprometer a eficácia da aprendizagem em nome do engajamento.
Da mesma forma, é importante perceber que algumas habilidades exigem alto envolvimento do aluno para serem realmente aprendidas. Ensinar liderança em uma sala de aula é um dos exemplos mais claros.
Com o tempo e a experiência, os educadores irão aprimorar essas estratégias instrucionais, aprendendo quando lutar pelo envolvimento do aluno e quando deixar seus alunos com TDAH se inquietarem. Em outras palavras: escolher suas batalhas!
Por fim, não se esqueça de conferir todas as ótimas ideias para usar o Brainscape com seus alunos!