Brainscape vs Anki
Brainscape é uma alternativa inteligente ao Anki: tem uma experiência mais limpa para o usuário, recursos de colaboração mais fortes e flashcards bem organizados feitos por especialistas certificados.
Quando se trata de aproveitar o poder da repetição espaçada para ajudar alunos sérios a aprender muitas informações ao longo do tempo, poucos aplicativos de flashcards têm a reputação de Brainscape e Anki.
E já que você está aqui, provavelmente está curioso para saber qual deles – Brainscape vs Anki – é o melhor aplicativo de flashcard para ajudá- lo a aprender seu assunto com mais eficiência. Bem, estou feliz que você tenha chegado aqui para sua resposta porque, neste guia, vamos explorar como o Brainscape é diferente do Anki e qual aplicativo de flashcard é mais adequado às suas necessidades específicas.
Vamos começar com uma visão de 30.000 pés de Brainscape vs Anki…
Qual é a diferença entre os aplicativos de flashcards Brainscape e Anki?
Anki e Brainscape são aplicativos de flashcards que usam repetição espaçada para ajudar os alunos a aprender. Ambas as plataformas oferecem uma experiência de estudo semelhante: elas permitem que as pessoas desmembrem montanhas de informações em conceitos menores, que podem ser estudados em um formato de perguntas e respostas, empregando:
- Recall ativo para lembrar cada resposta do zero (solicitado apenas por uma pergunta);
- Metacognição para autoavaliar o quão bem eles sabiam a resposta, variando de 1 (não sabia tudo) a 5 (sabia muito bem).
Então, usando algoritmos de repetição espaçada, Brainscape e Anki treinam os usuários sobre seus conhecimentos, cuja frequência é determinada por sua auto-avaliação de confiança, até que essa informação esteja profundamente enraizada em sua memória.
Essa é a premissa básica e compartilhada dos dois aplicativos de flashcard. Ambos usam princípios comprovados de aprendizado cognitivo, como repetição espaçada, recordação ativa e metacognição para ajudar os usuários a aprender muitas informações com mais eficiência.
Agora, as diferenças importantes entre Brainscape e Anki surgem nas áreas de criação de conteúdo, curadoria, colaboração, confiabilidade e entrega. Então vamos dar uma olhada nessas diferenças…
Você sabia? “Anki” é a palavra japonesa para “memorização”.
O que o Brainscape oferece que o Anki não oferece?
Formato de cartão de memória flexível
Os formatos de criação de flashcards do Brainscape são mais flexíveis que o Anki. Em vez de apenas uma imagem ou uma palavra de vocabulário em uma pequena caixa de texto, os flashcards do Brainscape têm uma tela aberta para tipos muito mais ricos de perguntas e respostas, de vários tamanhos e formatos. Isso fomenta a criação de conteúdo que promova uma compreensão mais profunda do assunto como um todo, e não apenas nomes, datas e vocabulários isolados.
Conhecimento fácil de selecionar e organizar
O Brainscape fundamentalmente torna muito mais fácil para você organizar seu conhecimento porque você consegue:
- Procurar coleções de flashcards de várias fontes (dentro do Brainscape e de fora);
- Organizar flashcards em “decks” e “classes”;
- Editar flashcards em tempo real, de qualquer dispositivo;
- “Marcar” flashcards particularmente importantes de vários assuntos ou baralhos;
- Criar mix de estudo em muitas áreas diferentes.
Melhorar a forma como os alunos e educadores organizam seu conhecimento é uma parte importante da missão do Brainscape.
Fácil de trabalhar em equipe
Brainscape também é uma plataforma mais colaborativa. Vários editores podem trabalhar facilmente no mesmo deck de flashcards de uma só vez, responsabilizando-se mutuamente pela criação de conteúdo. Isso inspira equipes de alunos, funcionários e outros usuários a trabalharem juntos para criar ótimos flashcards para uma aula compartilhada ou experiência de aprendizado.
Com o Anki, por outro lado, apenas um autor é permitido por baralho, o que torna a aprendizagem colaborativa impossível.
Conteúdo certificado confiável
Por causa dessas ferramentas de colaboração, o Brainscape pode trabalhar com especialistas no assunto para criar coleções de flashcards certificadas que são abrangentes para um exame específico, certificação profissional, assunto ou idioma. Eles são formatados de forma a promover a melhor experiência de aprendizado possível, enquanto os ciclos de feedback constantes permitem que outros usuários sugiram edições para melhorias adicionais. Ou seja, você sabe que pode CONFIAR neste conteúdo.
Com o Anki, no entanto, não há conteúdo certificado, apenas conteúdo gerado pelo usuário, e isso não é classificado de acordo com a qualidade e a popularidade, então você não tem ideia do que está estudando quando acessa os flashcards de outros usuários.
Conteúdo confiável gerado pelo usuário
O Brainscape classifica seu conteúdo gerado pelo usuário em ordem de popularidade (que indica qualidade, precisão, abrangência e utilidade). Assim, quando você procura por um assunto no Brainscape, pode confiar que os flashcards que aparecem primeiro nos resultados da pesquisa são os melhores em sua categoria, perdendo apenas para o conteúdo certificado do Brainscape (se houver uma classe para esse assunto).
Oportunidades para parceria
Outro benefício das ferramentas colaborativas do Brainscape é que elas oferecem suporte a parcerias com revendedores, licenças escolares e corporativas de uma forma que não é possível com o aplicativo de cartões de memória Anki.
O Anki simplesmente não oferece suporte a nenhuma dessas oportunidades.
Uma melhor experiência ao usuário
O Brainscape possui uma interface bonita e simples, com uma experiência bem pensada e implementada para o usuário.
Uma das maiores críticas ao aplicativo de flashcards do Anki é que ele é desajeitado e complexo, difícil de navegar e oferece uma experiência ruim para o usuário. E, é justo, ser gratuito e de código aberto significa que não tem financiamento para design, recursos e atendimento ao cliente mais sofisticados.
O que o Anki oferece que o Brainscape não?
Algoritmo de repetição espaçada prescritiva
O Anki é uma ferramenta que usa um algoritmo de repetição espaçada mais prescritivo, alocando um número definido de dias para cada repetição, por exemplo, “você deve estudar este cartão novamente em 4 dias”. Muitos alunos preferem esse grau de controle.
Com o Brainscape, a repetição espaçada não é tão prescritiva. Por exemplo, se você classificar um flashcard como 4 e continuar estudando naquele dia, ele pode eventualmente aparecer novamente, depois de ter circulado por todos os flashcards com classificação 1, 2 e 3.
A maioria de nossos usuários prefere esse método “relativo” de agendamento de repetição em vez do método de agendamento “absoluto” do Anki, que não mostrará esse cartão novamente por x dias (e onde você deve se lembrar de voltar exatamente X dias ou então essa repetição programada é discutível).
Software livre
O Anki é uma ferramenta de software de código aberto, o que significa que é gratuito e aberto a todos (com exceção de uma taxa de US$ 25 para o aplicativo iOS). Embora os recursos básicos do Brainscape também sejam gratuitos, ele oferece um modelo de assinatura Pro com recursos mais avançados.
Resumo: pontos de comparação “Brainscape vs Anki”
Para ajudá-lo a visualizar melhor as diferenças entre nossas plataformas, criamos este gráfico útil para você:
Anki
Brainscape
Conteúdo
Oferece apenas conteúdo gerado pelo usuário (CGU).
Oferece conteúdo gerado pelo usuário e por especialistas (certificado).
Confiabilidade
O CGU não é organizado com base na popularidade (qualidade, precisão e rigor) e, portanto, você não sabe se pode confiar no que encontra.
O CGU é organizado com base na popularidade e na qualidade para que você possa avaliar a confiabilidade do que encontra, dependendo de sua classificação.
Carga de trabalho
Requer muito trabalho para configurar, já que você não pode confiar no CGU, então você precisa fazer seus próprios flashcards do zero.
Coleções de flashcards confiáveis (certificadas) economizam muito o seu tempo.
Colaboração
Não há suporte para colaboração entre criadores.
Colaboração entre criadores apoiada e incentivada.
Análise Do Aluno
Você só pode visualizar seus próprios dados de aprendizado.
Oferece um painel de estatísticas rico para seu aprendizado e para acompanhar o progresso de outros alunos, se você for um educador.
Experiência De Usuário
Código aberto e não tão otimizado pelos designers de experiência do usuário (UX). Alguns dizem que é mais difícil de usar.
Interface bonita e simples com uma experiência de UI/UX bem pensada.
Repetição Espaçada
Requer agendamento e disciplina, e pode ser bastante prescritivo sobre quando você pode estudar.
Pode ser usado a qualquer hora, em qualquer lugar, para um estudo consistente, intencional e oportunista, que elimina limites.
Resumo: pontos de comparação “Brainscape vs Anki”
Fundamentalmente, Brainscape e Anki são dois aplicativos de flashcards diferentes que fazem a mesma coisa com muito sucesso: ajudam alunos sérios que estudam assuntos de alto risco a aprender com muito mais eficiência. Algumas pessoas são fãs do Anki, enquanto outras não trocam o Brainscape por nenhum outro aplicativo de flashcards. Então, é mais sobre qual funciona melhor para você.
Naturalmente, achamos que o Brainscape fez um excelente trabalho ao criar um sistema de estudo cientificamente otimizado que também é um prazer total de usar (sem mencionar a entrega de uma experiência de usuário bonita e perfeita).
Espero que, com as informações apresentadas neste guia, você agora sinta que sabe qual é o melhor aplicativo de flashcard para você. Tudo o que resta a dizer é que desejamos o melhor em seus estudos e que o aplicativo de flashcard escolhido o ajude a enfrentar seus desafios!
Lourival de Paiva
Médico Oftalmologista
CEO da Smart Flashcards
Redator
Foi aprovado em 1º lugar para Oftalmologia usando o poder da ciência cognitiva. Apaixonado pela metodologia ativa de estudo e pela neurociência do aprendizado, fundou a Smart Flashcards, parceira de conteúdo oficial do Brainscape. Já ajudou milhares de pessoas a estudar de forma eficaz e otimizada.
Redator da Smart Flashcards Academy e autor da coleção para prova de Residência Médica e REVALIDA (medcards) que já foi usada por mais de 100 mil pessoas desde 2017. Também coordena uma equipe de alunos e professores para manutenção dos flashcards existentes e criação de novas coleções, como vestibular/ENEM (vestcards), OAB (juriscards), concursos públicos, língua estrangeira e outros.
Muito boa essa metodologia !
Conheci os medcards através de uma amiga que fará prova para residência médica em um belíssimo
compartimento, fiquei interessada em saber se há para a prova da OAB.
Caso tenham os juriscards (físicos) tenho interesse a depender do valor.
Att. Ivani