Como funciona o Vestcards?
Frequentemente, as pessoas entram em contato conosco com a mesma dúvida: “como funciona o Vestcards?“.
Neste artigo, vamos responder essa dúvida e lhe mostrar como a ciência cognitiva torna o Vestcards tão diferente dos flashcards comuns.
Como você já deve ter percebido ao longo de sua experiência com estudos, os flashcards podem ser uma das ferramentas mais eficazes para ajudá-lo a fixar um conteúdo.
O Vestcards leva isso para o próximo nível, aplicando algumas técnicas de aprendizado cientificamente comprovadas ao processo de estudo.
Os flashcards comuns já são ótimos
Os flashcards de papel são uma ferramenta de estudo popular há centenas de anos, graças a dois importantes princípios de aprendizado que os tornam tão eficazes:
Active recall
Também chamado de “lembrança ativa”, este é o processo de recuperar “ativamente” uma resposta correta em sua mente, em vez de simplesmente “reconhecer” a resposta correta entre várias opções (testes de múltipla escolha) ou em uma página de um livro ou resumo. De acordo com o guia prático do Departamento de Educação dos EUA (Pashler et al., 2007), “testes que exigem que os alunos se lembrem ativamente de informações específicas promovem diretamente o aprendizado e ajudam os alunos a lembrar das coisas por mais tempo”.
Por exemplo, vamos dizer que você está precisando estudar para uma prova de Biologia que, entre outras matérias, vai cobrar o assunto de genética.
Você, então, escreveu tudo sobre esse tema no seu caderno ou, talvez, tirou “xerox” do caderno daquela sua amiga perfeccionista, e tem a seguinte frase:
– “O elemento utilizado no estudo de Mendel foi a ervilha”.
O próximo passo para que você decore essa informação é ler por repetidas vezes até ficar bem sedimentada no seu cérebro. Esta sequência é o que a maioria das pessoas fazem e tem um nome: Passive Review, ou, em português, revisão passiva.
Diferente disto, você pode começar, a partir de hoje, a perguntar-se:
– “Qual elemento foi utilizado no estudo de Mendel?” ou “A ervilha foi usada no estudo de qual cientista?”.
Exemplificando: primeiro você vê a pergunta:
Depois, segundo o conceito de Active Recall, você tentará “forçar” seu cérebro a buscar essa informação e, só depois de ter respondido para si mesmo, conferir a resposta.
A ideia de fazer essa técnica pode até dar certa preguiça, afinal, é muito mais fácil apenas ler o que está na sua frente, não é?
Acontece que estudos já compararam as duas formas de estudar e chegaram à conclusão de que o Active Recall é bem mais eficiente que o Passive Review, de forma que esse pequeno esforço a mais garante um resultado muito melhor e, dos muitos mecanismos neurológicos envolvidos, é bem fácil de compreender.
Repetição
Já sabemos que quanto mais vezes você revisar um conceito, mais você se lembrará dele. Como diziam os antigos romanos: Repetitio mater studiorum est, ou “a repetição é a mãe de todo aprendizado”. Os flashcards ajudam você a maximizar o número de vezes que você revisa cada conceito em um determinado período de tempo, dividindo o conhecimento em “blocos menores de conceitos” para facilitar a repetição.
A reexposição a uma informação resulta em uma nova curva de memória (M2) com um traço inicial mais forte. (Slamecka & McElree, 1983)
Como o Vestcards turbina seu aprendizado com flashcards?
A tecnologia de estudo na web e móvel do Vestcards torna os flashcards tradicionais mais interativos, ao mesmo tempo em que aplica padrões de aprendizado adaptáveis para ajudá-lo a aprender mais rápido e lembrar por mais tempo.
Chamamos nossa técnica de Confidence-Based Repetition (CBR) ou Repetição Baseada em Confiança. É uma combinação dos benefícios tradicionais dos flashcards mais duas outras técnicas da ciência cognitiva:
Metacognição
O Vestcards força você a refletir sobre seu próprio conhecimento quando, ao exibir cada resposta, o Vestcards lhe pergunta (em uma escala de 1 a 5): “Quão bem você sabia disso?”. Veja:
Sadler (2006) mostra que o ato de avaliar o próprio julgamento de aprendizagem é uma das formas mais eficazes de aprofundar um traço de memória.
Essa é uma das etapas mais importantes do Vestcards pois, de acordo com a sua nota (1 a 5), o flashcard se repetirá mais ou menos vezes.
Então, capriche nessa etapa para não atrapalhar o algoritmo de repetição espaçada, combinado!?
Repetição espaçada
De acordo com sua confiança em cada flashcard, o Vestcards determina com que frequência deverá repeti-lo, sendo a nota 1 aparecendo com mais frequência e a nota 5 raramente.
Portanto, se você deu a nota 1, 2 ou 3, provavelmente esse flashcard voltará para você em apenas alguns minutos. Mas, se você deu a nota 4 ou 5, esse flashcard reaparecerá em algumas horas ou dias. Ou seja, quanto menor a sua nota, mais o flashcard se repete, pois o algoritmo entende que você ainda não sabe aquele conceito. Da mesma forma, quanto maior a nota, menos ele será repetido – mas num tempo ideal para você não esquecer aquilo que já aprendeu.
Isso otimiza o intervalo entre a repetição de cada flashcard, maximizando assim a quantidade de conhecimento que você pode aprender (ou solidificar) em um determinado tempo.
Bahrick & Phelps (1987) mostram que o intervalo ideal de repetição espaçada é a maior quantidade de tempo antes que você tivesse esquecido o conceito. O Vestcards, essencialmente, garante que seu padrão de repetição seja o mais próximo possível desse intervalo.
Estamos avançando na prática de repetição espaçada que os educadores vêm recomendando há décadas e aprimorando a tecnologia do Vestcards para melhorar cada vez mais o seu aprendizado.
E agora que você já sabe como funciona o Vestcards, talvez se interesse em saber como estudar pro ENEM e vestibular e ser aprovado usando somente o Vestcards (com a técnica de fixação semanal) + resolução de questões.
Fontes citadas acima:
Bahrick, H. P., & Phelps, E. (1987). Retention of Spanish vocabulary over 8 years. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition, 13, 344–349.
Berthold, K., Nückles, M., and Renkl, A. (2007). Do learning protocols support learning strategies and outcomes? The role of cognitive and metacognitive prompts. Learning and Instruction, 17, 564-577.
Karpicke, J., & Roediger, H. (2006). Repeated retrieval during learning is the key to long-term retention. Journal of Memory and Language. Vol. 57, No. 2, 151-162.
Kerly, A., and Bull, S. (2008). Children’s Interactions with Inspectable and Negotiated Learner Models. In Woolf, B., et al. (Eds.), Lecture Notes in Computer Science (pp. 132-141).
Springer-Verlag, Berlin Heidelberg. Kornell, N., & Metcalfe, J. (2006). Study efficacy and the region of proximal learning framework. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition. Vol. 32, No. 3, 609-622.
Moreno, J., and Saldaña, D. (2004). Use of a computer-assisted program to improve metacognition in persons with severe intellectual disabilities. Research in Developmental Disabilities, 26(4), 341-357.
Nelson, T.O., & Dunlosky, J. (1991). When people’s judgments of learning (JOL) are extremely accurate at predicting subsequent recall: The delayed-JOL effect. Psychological Science, 2, 267-270.
Pashler, H., Bain, P., Bottge, B., Graesser, A., Koedinger, K., McDaniel, M., & Metcalfe, J. (2007). Organizing instruction and study to improve student learning. Institute for Educational Sciences practice guide, U.S. Department of Education.
Sadler, P. (2006). The Impact of Self- and Peer-grading on Student Learning. Educational Assessment. Vol. 11, No. 1, 1-31.
Son, L. K. & Metcalfe, J. (2000). Metacognitive and control strategies in study-time allocation. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition, 26, 204-221.
Lourival de Paiva
Médico Oftalmologista
CEO da Smart Flashcards
Redator
Foi aprovado em 1º lugar para Oftalmologia usando o poder da ciência cognitiva. Apaixonado pela metodologia ativa de estudo e pela neurociência do aprendizado, fundou a Smart Flashcards, parceira de conteúdo oficial do Brainscape. Já ajudou milhares de pessoas a estudar de forma eficaz e otimizada.
Redator da Smart Flashcards Academy e autor da coleção para prova de Residência Médica e REVALIDA (medcards), também coordena uma equipe de alunos e professores para manutenção dos flashcards existentes e criação de novas coleções, como vestibular/ENEM (vestcards), OAB (juriscards), concursos públicos, língua estrangeira e outros.
Sonhe.
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Com o Vestcards, a sua jornada para a universidade ficou muito mais simples. Sob medida para você e como você aprende.