Cronograma de estudos: como montar um e qual a sua importância

cronograma de estudos

 

Preparando-se para o vestibular, estudando para faculdade ou no preparatório para concursos: a organização dos estudos é essencial para o estudante nessa fase e, sem dúvidas, um grande aliado é o cronograma de estudos.

Quando a rotina demanda uma grande quantidade de conteúdos a serem vistos durante o dia, designar horários para ajudar nesse desafio aumenta a produtividade e diminui um tempo que correria o risco ser desperdiçado, contribuindo para estudos mais rentáveis e foco para o objetivo maior: a tão sonhada aprovação.

Você sabe como montar um cronograma de estudos infalível? A equipe Smart FlashCards preparou um conteúdo especial (e estratégico) para ajudar você a organizar a sua rotina de estudos.

Acompanhe abaixo a leitura! 

O que é um cronograma de estudos?

O cronograma de estudos é uma técnica adotada pelos estudantes para organizar a rotina e ter estudos mais proveitosos.

Por meio do cronograma de estudos, é possível programar melhor os horários e o tempo dedicado para cada matéria, ter intervalos saudáveis e diminuir as distrações – mais foco e mais resultados!

Qual a importância de uma rotina de estudos?

cronograma de estudos rotina

 Uma rotina, em qualquer perspectiva, ajuda na disciplina e consolidação de hábitos que demandam foco para a sua realização.

Para um bom resultado na academia, por exemplo, é necessário um cronograma de exercícios físicos; para um crescimento saudável do cabelo, muita gente opta por um cronograma capilar; para lidar com os estudos, o raciocínio é o mesmo.

Com uma rotina de estudos, o estudante consegue ser mais produtivo com os conteúdos a serem vistos, sem deixar passar nada e ainda ter tempo para descansar e aproveitar com a família e amigos.

 Listamos abaixo algumas das vantagens de contar com uma rotina de estudos: 

Melhor controle de tempo

Uma rotina de estudos eficiente é aquela que pode contar com um controle maior de tempo – e um cronograma de estudos é uma ótima ferramenta para isso.

A divisão dos conteúdos a serem estudados depende muito das necessidades de cada estudante: alunos com maior dificuldade em gramática, por exemplo, tendem a dedicar uma parcela maior do tempo estudando essa matéria.

Assim, os horários estipulados precisam estar de acordo com a rotina do estudante.

Um melhor controle de tempo é essencial para se certificar de que todas as matérias estão sendo bem revisadas e praticadas, além de garantir uma otimização que permite o estudo com pausas saudáveis e momentos de descanso.

Aumentar a concentração

É por meio de uma rotina definida e disciplinada que o cérebro humano consegue estar condicionado a manter o foco em determinada atividade.

Assim, com um cronograma de estudos adaptado e bem sólido, é possível ter mais concentração na matéria que está sendo estudada, evitando distrações e garantindo que seja absorvido todo o conteúdo necessário para a prova.

Estabelecer prioridades

Organizando melhor cada matéria que precisa ser estudada, é possível dedicar melhor o tempo necessário para aquelas que demandam mais atenção.

Listando suas prioridades de acordo com o objetivo traçado, os horários da sua rotina de estudos serão preenchidos de maneira mais otimizada, e sobra mais tempo para outras atividades e para cuidar, também, da vida pessoal.  

Revisar o conteúdo

 A revisão do conteúdo é um dos tópicos mais importantes da rotina de estudos. Ela é responsável por garantir que o conteúdo fique bem fixado e nenhum detalhe daquela matéria passe batido. 

Com um cronograma de estudos bem elaborado, fica mais fácil organizar um período específico para a revisão dos temas e resolução de exercícios, saindo da teoria e colocando em prática tudo o que foi visto. 

Qual a melhor forma de se organizar para estudar?

cronograma de estudos melhor forma de estudar

Seja para estudar sozinho em casa, ou no cursinho preparatório para o vestibular ou concurso – a organização dessa rotina é quem vai ditar o ritmo e os resultados obtidos dessa jornada, que sabemos que é desafiadora.

Ter um espaço reservado apenas para os estudos também ajuda, diminuindo distrações e aumentando a concentração.

Opte por um espaço tranquilo, com boa iluminação e com tudo o que for importante para os estudos ali por perto.

Além de usar um cronograma de estudos para trazer mais foco e garantir que todas as matérias necessárias sejam vistas e praticadas, um método de estudos pode ser uma boa opção para trazer aquela sensação de produtividade e rendimento nos estudos. 

Escolha um método para estudar

Listamos abaixo alguns métodos de estudo que podem contribuir com a sua rotina e te ajudar a trazer bons resultados; confira: 

Método Pomodoro

 Muito eficaz contra a procrastinação e ajudando a manter o fluxo produtivo dos estudos, o Método Pomodoro é muito indicado para estudantes no geral.

E é bem fácil de colocar em prática: basta apenas de um timer e uma lista de atividades, um to-do list. Nessa lista, enumere quais as suas prioridades no momento. Quando iniciar a tarefa, dê start no timer.

O cronômetro será dividido em blocos de 25 minutos, com pausas de 5 minutos entre cada bloco. A cada 4 desses ciclos, é indicada uma pausa maior, de 15 a 30 minutos.

É essencial estar completamente focado nesse período de 25 minutos, evitando distrações e procrastinação.

Nas pausas, aproveite para ir ao banheiro, tomar um café, brincar com o seu pet um pouquinho. O importante é não fazer nada relacionado às tarefas definidas.

Durante a execução dos tópicos listados no seu to-do list, marque o que já foi feito, e tente estipular prazos para a duração de cada tarefa.

Isso ajuda com o foco e garante a sensação de que os estudos estão rendendo. 

Curva do esquecimento

Criado em 1885 pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus, o conceito da curva do esquecimento nos explica que, quanto mais o tempo passa, mais esquecemos um conteúdo que estudamos.

Ebbinghaus fez estudos que apontam que, depois de 60 dias do aprendizado realizado, 90% do que foi estudado foi perdido, caiu no esquecimento.

E isso acontece com todos nós, uma vez que o cérebro não consegue reter todas as informações na memória, pois ficaria sobrecarregado.

Assim, para evitar esquecimentos na hora da prova, o processo de revisão é importantíssimo, disposto da seguinte forma de acordo com os estudos de Hermann Ebbinghaus:

  • 1ª revisão: imediata após o estudo do conteúdo, durando de 5 a 10 minutos;
  • 2ª revisão: 24 horas após o estudo do conteúdo, durando 10 minutos;
  • 3ª revisão: 7 dias após o estudo, com média de 10 minutos;
  • 4ª revisão: 30 dias após o estudo, com 5 minutos de duração;
  • Revisões seguintes: 30 em 30 dias, com 5 minutos de duração. 

Regra das cinco horas

Criada por Michael Simmons e usada por diversas personalidades influentes no mundo, como Barack Obama e Bill Gates, a regra das cinco horas é usada para contribuir com um aprendizado contínuo e manter o cérebro sempre em atividade com hábitos produtivos.

O método consiste em separar uma hora do seu dia (totalizando cinco horas por semana) para se dedicar a algum exercício de aprendizado de sua escolha, como uma leitura, uma reflexão, ou até colocar em prática ideias e hobbies.

A intenção, aqui, é ampliar a bagagem cultural e garantir que o cérebro esteja sempre aprendendo e praticando alguma coisa nova e produtiva. 

Escolha as matérias e defina o tempo dedicado a cada uma delas

É essencial fazer uma relação de quais matérias devem ser estudadas, e um levantamento realista de quais os conteúdos a serem vistos.

Assim, é possível mensurar qual o tempo dedicado a cada uma das matérias e poder otimizar ao máximo o período dos estudos.

Vale lembrar que as matérias devem ser separadas de acordo com prioridade e dificuldade, onde o estudante consegue dispor de mais atenção para as que são mais complexas ou com maior demanda. 

Aplicativos e extensões para organizar os seus estudos

cronograma de estudos aplicativos e extensoes

Além de um cronograma de estudos eficiente, pode-se contar com algumas ferramentas que ajudam na rotina, como apps para estudo no celular ou no tablet.

Listamos abaixo alguns deles: 

EstudAqui

O app EstudAqui é uma ferramenta que ajuda a planejar e organizar a rotina de estudos, considerando as dificuldades pessoais de cada aluno, pesos de cada matéria de acordo com a prova a ser realizada, além de treinar o cérebro por meio do raciocínio e da memorização. 

O aplicativo ainda controla tempo e detalhes de cada período de estudo, contando com estatísticas para calcular pausas. O EstudAqui está disponível para iOS e Android. 

Easy Study

O Easy Study é um app que ajuda o estudante a organizar o cronograma de estudos de maneira prática e simples.

O aplicativo cria um cronograma de matérias com as atividades e revisões a serem desempenhadas no dia, podendo cronometrar o tempo dedicado para cada conteúdo.

O app está disponível na App Store e Google Play.

Aprovado

O Aprovado é um app que ajuda no planejamento de estudos, com lista de atividades organizadas por data e calendário de atividades que permite uma visualização rápida do que está organizado para o mês.

Além disso, o aplicativo ainda oferece relatórios de progresso onde o estudante pode acompanhar seu desempenho. O Aprovado está disponível para dispositivos Apple e Android.

Brainscape

A plataforma de flashcards Brainscape ajuda no aprendizado mais rápido por meio da técnica dos flashcards e repetição espaçada.

O app conta com flashcards certificados por especialistas para estudos de medicina (prova residência médica e REVALIDA), preparatório para vestibular e ENEM, prova da OAB e, além disso, o aluno pode construir seus próprios flashcards.

Os cards são personalizáveis, sincronizados com diversos dispositivos, e o aplicativo oferece o acompanhamento da evolução dos estudos. Clique aqui para conhecer!

Conclusão

Manter uma rotina e um cronograma de estudos não é fácil – um processo que requer foco e disciplina.

Esse processo começa com entender suas necessidades e objetivos como estudante, traçar o caminho para essas metas, organizar os horários e se esforçar para ter foco e constância nos estudos; pense sempre no resultado no final!

Fique ligado no blog Smart Flashcards para conferir dicas para ajudar nos seus estudos!

Lourival de Paiva

Médico Oftalmologista

CEO da Smart Flashcards

Redator

Foi aprovado em 1º lugar para Oftalmologia usando o poder da ciência cognitiva. Apaixonado pela metodologia ativa de estudo e pela neurociência do aprendizado, fundou a Smart Flashcards, parceira de conteúdo oficial do Brainscape. Já ajudou milhares de pessoas a estudar de forma eficaz e otimizada.

Redator da Smart Flashcards Academy e autor da coleção para prova de Residência Médica e REVALIDA (medcards), também coordena uma equipe de alunos e professores para manutenção dos flashcards existentes e criação de novas coleções, como vestibular/ENEM (vestcards), OAB (juriscards), concursos públicos, língua estrangeira e outros.

Brainscape-20-OFF-novo

You have Successfully Subscribed!